Como Calcular as Flechas Limite no Eberick
Nesse artigo vamos dar continuidade no post anterior onde vimos a análise de flecha no Eberick de um pavimento com balanço de 2,5m. Desta vez, vamos aprender como calcular corretamente as flechas limite no Eberick.
Vamos iniciar esse artigo dando uma olhada na parte de observações da tabela 13.3 da NBR 6118/2014 onde encontramos a seguinte diretriz:
“Todos os valores limites de deslocamentos supõem elementos de vão l suportados em ambas extremidades por apoios fixos que não se movem. Quando se tratar de balanços, o vão equivalente a ser considerado deve ser o dobro do comprimento do balanço.”
Na primeira frase vemos que as flechas limite no Eberick devem ser tomadas considerando que os apoios do vão em análise não se movem na vertical. Por conta disso, a flecha calculada também deve seguir o mesmo critério!
Entretanto, como vemos no curso Eberick Pórtico e Grelha, é comum que os apoios sofram algum deslocamento vertical, seja apoio em viga (devido à flecha da própria) ou seja apoio em pilar (conforme visto no artigo Rigidez Axial). Logo, a flecha apresentada nos resultados do programa leva em consideração esses deslocamentos de apoio.
Para entender melhor, vamos ver a imagem abaixo referente ao exemplo do pavimento analisado no artigo anterior. Observando V3, vemos que há um deslocamento vertical sobre o apoio P3 de 0,66cm e sobre o apoio V29 de 0,25cm. Com isso, como fazemos para desconsiderar esses deslocamentos na análise das flechas?
Para solucionar esse problema, utilizaremos o seguinte critério:
- Vamos identificar o ponto de maior deslocamento no trecho em análise e medir a distância até o pilar mais próximo;
- Com essas informações, vamos tratar o caso como se fosse um balanço cujo apoio é o pilar e a ponta é o ponto de deslocamento máximo.
- A flecha máxima a ser considerada será a diferença entre a flecha máxima reportada pelo programa e o deslocamento vertical no apoio.
- A flecha limite será calculada considerando o dobro do comprimento do balanço.
Para ilustrar, vamos analisar a flecha referente ao limite de aceitabilidade visual no balanço de V1 do pavimento mostrado anteriormente. Abaixo estão as medidas e a indicação da distância em relação ao apoio mais próximo.
- Ponto de deslocamento máximo = ponta do balanço de V1
- Distância até o apoio mais próximo = 3,33cm
- Flecha máxima = (3,42 – 0,66) = 2,76cm
- Flecha limite = L/250 = (2 x 3,33) / 250 = 2,66cm
Com isso, temos uma flecha final de 2,76cm contra uma flecha limite de 2,66cm, portanto, não está passando.