Ação do Vento em Residências
No post de hoje compartilho a dúvida de um dos alunos do curso de Configurações de Projeto do Eberick
Queria saber se em uma casa térrea, onde tenho um ambiente como a sala com pé direito duplo e o resto do projeto com pé direito de 3 metros, preciso considerar a carga do vento?
A norma lá dos anos 70 previa alguns casos especiais onde era possível desprezar a ação do vento, mas esse critério acabou sendo retirado em revisões posteriores e, atualmente, temos que considerar vento em todas as estruturas.
Particularmente, sempre considero a ação do vento no cálculo de residências e o impacto até hoje sempre foi desprezível. O máximo que já aconteceu foi uma vez ou outra algum pilar com 4 fi 10mm passar pra 6 fi 10mm.
Por isso, continuo sempre considerando o vento. Assim, fico (protegido) dentro da norma e o resultado acaba sendo praticamente a mesma coisa.
O que você pode fazer é verificar se a residência que você está calculando se enquadra nos critérios para considerar o vento como de alta turbulência. Assim, você vai poder utilizar coeficientes de arrasto menores. Dá uma olhada na aula sobre CONFIGURAÇÕES DE VENTO para maiores informações.
.
Há uma possibilidade na qual podemos desprezar a ação do vento. Sabe qual é?
.
Podemos desprezar a ação do vento quando este gera impacto na estrutura menor do que 30% do impacto da ação do desaprumo! A princípio, o Eberick NÃO FAZ essa análise automaticamente, mas na aula sobre COMBINAÇÕES DE VENTO E DESAPRUMO eu ensino em detalhes como fazer essa avaliação e apresento um critério prático para você determinar rapidamente se uma dessas ações é desprezível no projeto.
.
No caso da sua estrutura, se esses pilares da sala estiverem com pé direito duplo, eles serão críticos por conta da esbeltez. Não vi a estrutura, mas a ação do vento vai procurar os pilares com maior rigidez. Portanto, meu chute é de que estes pilares vão absorver pouquíssima carga de vento.
.
Quer saber como é possível eu antecipar se um elemento estrutural vai receber mais ou menos ação do vento? Conheça nosso curso Eberick – Pórtico e Grelha e descubra os atalhos para interpretação dos resultados da análise estrutural do Eberick.
.