Análise da Grelha de Laje do Eberick 2/3
Dando continuidade ao artigo anterior onde iniciamos a análise da grelha de laje do Eberick a partir do projeto de um dos alunos do curso Aprendendo a Configurar o Eberick:
Abaixo apresento:
Os resultados da janela de dimensionamento de lajes – aba Positivo.
Grelha – Momentos Fletores
Grelha – Deslocamentos
a) As lajes vizinhas a L5 se deslocam bem mais que esta e apresentam momentos fletores positivos bem maiores também. Estas acabam gerando um efeito de alavanca nessa laje, como exemplificado no esquema abaixo. Por esse motivo o momento fletor positivo ficou baixo na direção do vão curto e pode, por vezes, ficar negativo ao longo do vão. Logo, o resultado do Eberick faz sentido e pode ser mantido.
Conforme a imagem, espera-se momento negativo ao longo de praticamente toda essa laje no sentido em análise. Pode-se confirmar esse comportamento analisando os esforços nas barras da grelha.
Abaixo destaquei a única barra dessa laje (na direção do vão curto) que apresentou momento positivo.
b) Não é necessário analisar, mas pode-se perceber que os momentos positivos e os deslocamentos realmente são maiores em L6 do que em L8 e como vimos no artigo anterior é devido à diferença na carga atuante em cada painel.
c) As lajes adjacentes à L7 são bem maiores do que esta (dentre elas L6 está bem mais carregada). Ocorre aqui o mesmo efeito que vimos no item “a”. Essas lajes maiores “alavancam” a laje menor e reduzem o momento positivo da laje nessa direção. Logo, o resultado do Eberick faz sentido e pode ser mantido.
Novamente como observamos no item “a” há momento negativo até mesmo na região central da laje.
d) Analisando os momentos positivos e os deslocamentos da grelha percebe-se que L1 e L4 se comportam quase como se fossem apenas uma laje, sendo que o maior momento positivo e o maior deslocamento estão justamente próximos ao apoio.
No artigo de amanhã veremos com mais detalhes a análise desse caso.
Descubra aqui como fazer análises avançadas no pórtico e na grelha de laje do Eberick.