Cargas de Alvenaria
Conforme comento nos vídeos abaixo, tendo em vista o peso dos tijolos vendidos na minha região, considero exagerado utilizar no cálculo da carga de alvenaria o valor de 13KN/m³ apresentado pela norma NBR 6120/1980 para o peso específico de tijolos cerâmicos. A NBR6120/2019 trouxe uma nova abordagem para o assunto:
Considerando o peso específico de 13KN/m³ da NBR6120/1980, os tijolos mais usuais deveriam pesar:
- Tijolo 09x19x29 – 6,4kg
- Tijolo 09x19x19 – 4,2kg
Na prática, o tijolo normalmente pesa menos, exemplos abaixo (para utilizar nos seus cálculos, consultar fornecedores da sua região):
.
Você Ainda Utiliza as Configurações Padrão do Eberick? Veja Aqui Como Otimizá-las!
.
Ao se determinar a carga de alvenaria, é importante observar também que esta não é composta apenas pelo tijolo cerâmico. Temos que considerar também o peso da argamassa de assentamento e do revestimento com reboco, os quais, pesam mais do que o tijolo:
A nova NBR6120/2019 trata esse assunto através da tabela abaixo, abordando o assunto de forma racional e reduzindo a sobrecarga total a ser considerada em relação à norma anterior.
PS: Tem construtoras com menor controle de qualidade onde o reboco acaba engrossando muito devido ao desaprumo da parede (reboco interno) ou do prédio inteiro (reboco externo). Portanto, as espessuras de reboco e de argamassa de assentamento a serem consideradas devem ser acordadas diretamente com o cliente.
.