Classe de Rugosidade do Vento
Compartilhando a dúvida de outro aluno do curso de Configurações de Projeto do Eberick, dessa vez sobre a interpretação das classes de rugosidade do vento da NBR 6123.
Gostaria de saber se é conveniente utilizar categoria III na rugosidade do terreno para edificações a serem construídas em zona urbanas em bairros com suas quadras totalmente edificadas? Mesmo que essas edificações sejam praticamente residências térreas ?
Considero categoria III para esses casos também. Tem uma excelente explicação na apostila do prof. Gérson Alva disponível no link a seguir:
Ações Horizontais em Edifícios
Abaixo a tabela sintetizando os critérios para enquadrar a edificação em cada categoria.
No curso de Configurações de Projeto do Eberick ensino detalhadamente como configurar os parâmetros necessários no Eberick para que este realize o cálculo da força do vento que irá atuar na sua estrutura.
No curso Eberick – Pórtico e Grelha demonstro quais são os esforços que o vento gera nas estruturas, vemos quais são as regiões na estrutura mais propícias para concentrar os esforços de vento e analisamos o impacto dessa ação na estabilidade global da estrutura.