O Eberick Superdimensiona Sapatas?
Bem-vindo a mais uma postagem. Hoje vou te contar um segredo: O Eberick superdimensiona sapatas de divisa. Descubra a seguir como não ser mais uma vítima do software.
Em várias postagens desse blog ou em vídeos meus no Youtube eu mostro a importância de você saber configurar adequadamente o Eberick de modo a otimizar sua estrutura, de fato, por conta disso criei um curso para otimizar as configurações de projeto do Eberick
Entretanto, configurações de projeto bem ajustadas não são suficientes para livrar você de ter problemas ao resolver a sua estrutura. Em muitos casos, é necessária uma habilidade a mais. Qual é?
Trata-se da habilidade de interpretar os resultados da análise estrutura de pórtico e grelha do Eberick.
Como exemplo, veja a imagem abaixo, nela podemos ver a intensidade dos momentos fletores nos pilares de divisa. O terceiro pilar tem um momento fletor maior porque ele tem mais carga e, principalmente, porque tem uma excentricidade maior. Esse momento fletor é que superdimensiona os pilares que nascem em sapatas de divisa. Alterando o seu projeto conforme falado no vídeo abaixo haverá uma redução proporcional nesses valores até patamares mais aceitáveis.
Veja nos vídeos abaixo:
a) Como gerar sapatas e pilares de divisa mais econômicas no Eberick:
b) Porque o Eberick superdimensiona as sapatas de Divisa
No curso online Eberick – Pórtico e Grelha eu apresento mais “macetes” como esse para otimizar sua estrutura. Ensino também como diagnosticar os pontos críticos da estrutura a partir da análise dos esforços e deslocamentos no pórtico e na grelha.
Mas e com relação à sapatas centradas… Você já teve a sensação de que o Eberick superdimensiona as sapatas do seu projeto? Já fez o cálculo da carga atuante dividido pela área e não chegou nas mesmas dimensõs que o Eberick? Veja o vídeo abaixo e entenda o motivo:
Utilize este campo para fazer COMENTÁRIOS ou enviar DÚVIDAS
Você precisa fazer o login para publicar um comentário.
2 Comentários
Show, essa resolução de sapatas de dívisa resolveu muitos problemas de projetos meus. Parabéns obrigado!
Fala aí Fabrício, tudo bem?
Quem bom! Fico feliz em ajudar.
Levei uma coça em um dos primeiros projeto que fiz. O prédio colado em todas as divisas e o programa exagerando tudo. Virei noites até descobrir o que havia de errado.