Reações Horizontais em Sapatas
Compartilhando a dúvida de um dos alunos do curso de Configurações de Projeto do Eberick sobre reações horizontais em sapatas.
“Você poderia me dar um exemplo de situação em que surgem forças horizontais nas sapatas? Seriam as reações contra a força do vento?”
As reações horizontais mais intensas que surgem nas sapatas são quase que exclusivamente geradas pela ação de vento ou empuxo. O desaprumo também gera esse tipo de reação, normalmente de baixa intensidade.
Apesar disso, as cargas verticais também geram reações horizontais nas sapatas para manter a compatibilidade dos deslocamentos, em geral, de baixa intensidade. Lembra na faculdade, quando você resolvia pórticos planos nas aulas de análise estrutural? Surgiam reações horizontais nos apoios mesmo quando haviam apenas ações verticais atuando na estrutural.
Um caso especial de reação horizontal causado por cargas verticais ocorre quando temos SAPATAS DE DIVISA na estrutura.
Para esse tipo de solução, surgem reações horizontais nas sapatas com valores bem altos, como parte do mecanismo de equilíbrio da estrutura, como pode ser visto na imagem abaixo retirada da apostila do excelente professor Paulo Bastos da UNESP.
De fato, esses esforços horizontais elevados são parte do motivo pelo qual o Eberick superdimensiona as sapatas de divisa.
No próximo projeto que você fizer que tiver sapatas de divisa, experimenta deixar o Eberick escolher por conta própria as dimensões dessas sapatas e dá uma olhada no relatório de cálculo. Você vai ver que em várias delas, o fator de segurança ao deslizamento vai estar próximo ao limite (1,50) indicando que este item é que está governando a escolha da seção das sapatas S1 e S4 que são de divisa, conforme podemos ver nos itens destacados em amarelo na primeira coluna da imagem a seguir.
Para entender melhor como interpretar os resultados da análise estrutural do Eberick, conheça nosso curso Eberick – Pórtico e Grelha. Inclusive essa semana estarei incluindo uma nova aula nesse curso onde mostrarei o que você precisa fazer na sua estrutura para conseguir reduzir essas reações horizontais em sapatas de divisa. Na imagem a seguir, os valores destacados se referem à essas reações horizontais. Na primeira coluna vemos o valor originalmente calculado pelo Eberick e nas colunas seguintes vemos o impacto das alterações sugeridas no curso.