Cargas de Utilização em Edifícios Altos
Para o cálculo dos esforços solicitantes em pilares e na fundação de edifícios com grande repetição do mesmo pavimento tipo, a NBR 6120/1980 permite que seja aplicado um fator de redução nas cargas de utilização para considerar a baixa probabilidade de todos esses pavimentos estarem carregados com a carga crítica simultaneamente.
Essa redução pode ser aplicada para pavimentos de uso residencial e para pavimentos de escritório. Portanto, pavimentos referentes à cobertura, salão de festas e estacionamento são exemplos de situações onde não é aplicada essa redução. Abaixo, esse tipo de pavimento será tratado como “cvnr” (pavimentos compostos somente por cargas verticais não redutíveis).
COMO FUNCIONA?
Como mencionado anteriormente, esse critério só é aplicado para as CARGAS DE UTILIZAÇÃO e só é válido para PAVIMENTOS QUE SEJAM REPETIDOS. Dentre esses vários pavimentos iguais, aplica-se o disposto a seguir:
- Os três primeiros pavimentos (de cima para baixo) não terão redução de carga;
- O quarto pavimento (de cima para baixo) terá uma redução de 20% na sua carga;
- O quinto pavimento (de cima para baixo) terá uma redução de 40% na sua carga;
- Os demais pavimentos repetidos terão redução de 60% na sua carga de utilização.
A atual proposta de revisão da NBR 6120 apresenta ilustrações que permitem entender melhor esse critério, tornando mais didático algo que era citado de forma vaga pela NBR6120/1980. Abaixo alguns exemplos: